5 ações práticas para engajar a geração Y em sua empresa

engajar-geracao-yAtualmente um dos grandes obstáculos de muitas empresas está em saber lidar com profissionais da geração Y. Este grupo de pessoas, também conhecido como geração do milênio ou geração da Internet possui hábitos diferenciados e no geral costumam buscar por maior qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

Neste cenário, é muito comum observarmos profissionais desta geração desmotivados em suas profissões por considerarem inflexíveis e até mesmo muito rígidas e inadequadas para os seus padrões.

 

Mas a boa notícia é que a sua empresa pode adaptar-se a essas mudanças. Acompanhe os detalhes a seguir e confira 5 ações práticas para promover o engajamento da geração Y dentro do ambiente de trabalho.

 

1. Flexibilidade

A geração Y é conhecida por ser muito ligada à tecnologia, com isso passam boa parte do dia conectadas, seja em casa ou no trabalho.

 

Para esta geração, trabalhar em horários flexíveis ou até mesmo em home office tende a ser muito mais produtivo do que passar horas em um escritório na rotina diária de suas atividades. Neste caso, contar com registros de ponto via celular/tablet ou online, pode ser uma excelente opção para tornar o ambiente de trabalho mais flexível e ao mesmo tempo sob controle.

 

As relações de hierarquia também devem adotar um ambiente flexível e sair do tradicional modelo, a fim de criar um maior engajamento entre todos os profissionais.

 

2. Desenvolvimento

Dentre as diversas ações práticas de gestão de pessoas, o desenvolvimento do profissional é sem dúvida uma das melhores maneiras para aumentar o engajamento dentro da empresa.

 

Portanto, se você pretende contar com membros da geração Y sempre motivados, vale a pena investir na criação de Onboarding corretos, treinamentos, palestras e coaching interno.

 

Quanto mais a sua empresa criar ações que visam o desenvolvimento dos profissionais da geração Y, mais a companhia será valorizada e atrativa para esta geração.

 

3. Transparência

Uma das maneiras de engajar pessoas que se enquadram na geração Y é mantendo sempre a transparência com assuntos relacionados ao seu trabalho.

 

Fornecer espelhos de folha de ponto e informações de hora extras e banco de horas são fundamentais para estar alinhado com o colaborador. Além disso, expor sempre a estratégia da empresa, remunerações, promoções e planos de carreira também são fatores importantes para aumentar o engajamento.  

 

4. Feedback

Os membros da geração Y se caracterizam por jovens que necessitam de feedbacks para saber onde erram ou acertam. E neste caso, para aumentar o engajamento de pessoas desta geração é interessante criar um ambiente onde o feedback possa ser constante.

 

Gestores comunicativos, equipe aberta e comunicação interna devem fazer parte da política da empresa, afinal é por meio do feedback que a geração Y poderá se aperfeiçoar e trazer benefícios também para a empresa.

 

5. Propósito

Os membros da geração Y estão em busca de um propósito e desejam trabalhar em uma empresa que esteja conectada a isto. Para eles, ter um bom salário nem sempre é o suficiente para se sentirem realmente motivados. Portanto, apresentar a visão da empresa faz eles entenderem quais são os seus papéis em seus cargos e qual a importância de sua mão de obra.

A geração Y foi criada conforme as mudanças de padrões mundiais e principalmente com o impulso da tecnologia em nosso dia a dia. Assim, é fundamental que as empresas saibam lidar com esta nova geração de profissionais, uma vez que eles representam o futuro do ambiente corporativo.

 

Por fim, vale destacar que por mais conservadora que a sua empresa seja, a partir do momento em que ela abre espaço para o engajamento com a geração Y, é possível contar com os benefícios de mentes que trabalham por ideias inovadoras e que poderão atuar em prol dos negócios. Portanto, vale a pena dar espaço, valorizar e criar um engajamento interno para o bem desta nova geração e para o sucesso dos negócios.

Gostou das dicas? E você, o que tem feito para engajar a geração Y na sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Saiba mais:

flexibilidade-trabalho-geracao-y

acessar-infografico-controle-de-ponto