Como melhorar a produtividade do RH

Como melhorar a produtividade do RHEntre as metas de qualquer gestor e profissional de Recursos Humanos, certamente, está o aumento de produtividade no RH. Sobretudo em momentos de crise e instabilidade financeira, a área é ainda mais demandada a trazer resultados e otimizar recursos monetários e humanos. O grande desafio do RH é obter esse resultado sem contratar novos profissionais e manter os colaboradores motivados.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a otimizar os processos, aumentar a produtividade e a motivação dos funcionários.

1. Desenvolva ações motivacionais

Colaboradores motivados apresentam aumento de produtividade: uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em 2015, mostra que funcionários felizes e motivados produzem 12% a mais. Para obter esse resultado, é preciso saber motivar funcionários por meio de diferentes técnicas, tais como o investimento na capacitação da equipe e reconhecimento dos profissionais. Uma ação simples e muito efetiva é promover recrutamento interno, de forma a valorizar os talentos do setor. Um exemplo disso é a Scania que tem cerca de 90% das posições supridas desse modo, segundo informações publicadas no jornal O Globo.

2. Promova sessões contínuas de feedback e tenha uma comunicação transparente

De acordo com os resultados de um estudo conduzido pelo Dale Carnegie Training, 80% dos funcionários dizem ser fundamental serem ouvidos respeitosamente por seus gestores para se manterem motivados. Essa ação simples, além de contribuir para a satisfação dos colaboradores, pode aumentar a produtividade da equipe e da própria empresa.

Além disso, é preciso que o gestor de RH tenha uma comunicação clara, transparente e objetiva. Isso gera segurança para a equipe e alinha com precisão os objetivos da empresa e as contribuições esperadas de cada um. As sessões periódicas de feedback, por exemplo, são ótimos momentos de troca e de alinhamento.

3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

A produtividade no RH está intrinsecamente relacionada ao preparo da equipe, ao seu nível de conhecimento, domínio de ferramentas e mesmo à experiência dos colaboradores. Por isso, é fundamental oferecer treinamento e capacitação desenvolvidos em um plano individualizado, com o objetivo de potencializar os talentos e as competências de cada um. Uma equipe que recebe oportunidades, motiva-se e produz mais e com eficácia.

4. Cuide do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade dos funcionários. Por isso, forma é importante ter atenção a questões como desenvolver uma liderança positiva, construir um ambiente agradável, oferecer reconhecimento e valorização aos colaboradores, ter políticas de remuneração claras e atrativas, um plano de carreira de conhecimento de todos, incentivar a participação da equipe, etc.

5. Forneça infraestrutura e ferramentas adequadas

Ao fornecer a estrutura adequada e as ferramentas certas para a realização do trabalho, a equipe de RH passará a ser mais produtiva e eficiente. Ao mesmo tempo, estará mais motivada a realizar um bom trabalho e a demonstrar os resultados obtidos por meio dessa inovação. Com isso, o gestor de RH e a sua equipe poderão dedicar-se às atividades estratégicas que dão retorno para a empresa, enquanto as ações operacionais poderão ser automatizadas com precisão, dando agilidade ao trabalho do dia a dia.

Entre essas ferramentas, o sistema de gestão de tratamento de ponto permite analisar e gerir adequadamente o acesso de pessoas à empresa. O PontoWEB, por exemplo, é um sistema de tratamento de ponto em tempo real que permite ao profissional de RH gerir diariamente e de forma eficaz as horas dos profissionais da empresa, emitir facilmente relatórios e avaliar os impactos das horas extras na jornada de trabalho. Ele possui ainda integração com diversos sistemas de folha de pagamento, o que facilita a operação, evita erros e poupa muito tempo.

Em resumo, para obter aumento de produtividade no RH, não é preciso, necessariamente, investir na contratação de mais colaboradores, mas na motivação e no bom ambiente e clima de trabalho para a equipe atual.

Como está a produtividade de sua equipe de RH? Compartilhe sua mensagem nos comentários abaixo!