Como um sistema de ponto em nuvem torna o RH mais eficaz

sistema-ponto-nuvem-rh-eficazAs inovações tecnológicas estão alterando as formas de gestão das empresas com sistemas cada vez mais eficientes e menos manuais. A área de recursos humanos representa um dos principais investimentos dentro das organizações e exige um controle rígido sobre um grande número de processos, de forma que os sistemas de gerenciamento automatizados se tornam aliados importantes no desenvolvimento das tarefas do setor.

As planilhas do Excel, utilizadas para a atualizar e gerir os dados dos colaboradores, estão sendo substituídas por sistemas em nuvem, fazendo com que estas informações sejam centralizadas em uma única ferramenta e acessíveis de qualquer lugar por meio da internet. Entenda melhor o que são os sistemas em nuvem para a área de RH e como estes contribuem para uma operação mais eficaz e flexível:

 

A computação em nuvem para Recursos Humanos

O termo “nuvem” é utilizado para se referir aos sistemas e serviços online que permitem acesso remoto por meio de dispositivos conectados à internet, garantindo agilidade, simplicidade e eficiência no acesso e na análise de informações. Dado o imenso volume de dados gerido pela área de recursos humanos, bem como sua importância para o funcionamento de qualquer organização, as soluções em nuvem destinadas à área contribuem para melhores resultados na gestão de pessoas.

Confira alguns dos benefícios da adoção de um sistema em nuvem para o RH da sua empresa:

 

1. Custo-benefício

Os sistemas em nuvem costumam funcionar por meio do modelo de cobrança SaaS (Software as a Service). Isto quer dizer que o cliente não paga os elevados custos relacionados à compra, implantação e manutenção dos softwares, mas uma mensalidade para a execução dos serviços. Além disso, dispensa os investimentos em infraestrutura para a instalação (computadores, servidores, etc.), já que as informações são armazenadas na internet, sem utilizar a estrutura da empresa. Também os procedimentos de manutenção se tornam menos dispendiosos, uma vez que são de responsabilidade da empresa que fornece o serviço de nuvem.

 

2. Atualização constante

As soluções em nuvem são atualizadas automaticamente, contribuindo para a incorporação de melhores práticas nos processos internos da empresa e adequação às exigências do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. As atualizações chegam às empresas assim que são disponibilizadas pela desenvolvedora, e contribuem para que estas capturarem e absorvam com agilidade as inovações do mercado.

 

3. Eficiência dos processos

A utilização de sistemas em nuvem põe fim aos processos manuais, minimizando os erros e eliminando a redundância das atividades. A centralização das informações em um único lugar contribui para a agilidade, simplicidade e riqueza na análise de dados, garantindo a credibilidade destes e possibilitando a tomada de decisão de forma eficiente.

A integração dos sistemas e o agrupamento dos dados torna mais fácil o trabalho do profissional de RH, evitando a realização de tarefas repetitivas e contribuindo para que o setor responda melhor às demandas empresariais.

 

4. Segurança das informações

As informações sobre seus colaboradores são altamente sigilosas dentro de uma organização e podem causar problemas caso não sejam armazenadas com segurança. Os sistemas em nuvem oferecem uma solução confiável para tal, apresentando altos níveis de segurança da informação e garantindo acesso somente aos profissionais envolvidos no setor. Além disso, garante mais transparência à empresa no relacionamento com os funcionários, permitindo que acessem diretamente informações de ponto, holerite, banco de horas etc.

 

5. Facilidade de acesso

Em um mundo cada vez mais conectado, a eficiência das operações dentro de uma empresa está diretamente relacionada à rapidez e à qualidade do fluxo de informações dentro desta. Os sistemas em nuvem permitem o acesso às informações de Recursos Humanos a partir de qualquer lugar com acesso à internet. Assim, as funções do setor extrapolam o espaço do escritório, podendo ser acessadas de forma remota.

A Ahgora Sistemas oferece soluções em nuvem para a gestão de recursos humanos em organizações de diferentes áreas e tamanhos. Através do modelo SaaS, contribuem para a eficiência dos processos empresariais e garantem a segurança e o acesso remoto às as informações. Conheça os sistemas em nuvem Ahgora e entenda como tornar o RH da sua empresa muito mais eficaz.

Você já utiliza um sistema em nuvem para o RH da sua organização? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

 

Saiba mais:

acessar-ahgora-ponto-web

acessar-infografico-controle-de-ponto