Como é a performance da geração y no mercado de trabalho?

Conhecidos como a geração da internet, millennials ou geração Y, esse grupo de pessoas nascidas na década de 80 e meados dos anos 90 trouxe novos desafios para as empresas. Agora é necessário gerenciar os conflitos entre os diferentes perfis de profissionais (baby boomers, X, Z) dentro das organizações e, ao mesmo tempo, lidar com os anseios e irreverências da geração Y no mercado de trabalho.

Para entender como atrair, reter e inspirar os millennials, as empresas precisam conhecer o perfil, entender as motivações e como esses profissionais trabalham. Este post se propõe a fazer um raio-x desse grupo de pessoas, mostrando como é a performance da geração Y no mercado de trabalho e como as empresas podem atuar no sentido de extrair o melhor que esses profissionais tem a oferecer!

E, para isso, vamos iniciar pelo começo: quem é a geração Y?

Características da Geração Y

Desde muito jovens, habituados à tecnologia, convivem bem com a grande gama de informações disponíveis e manuseiam com maestria os recursos de informática. Isso faz com que consigam as informações que precisam com uma certa facilidade e, se não encontram, são capazes de formulá-las.

geração-y-no-mercado-de-trabalhoEstudiosos consideram essa geração mais individualista e independente. Gostam de expor as próprias opiniões e buscam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. São criativos, pragmáticos, irreverentes, inovadores e gostam de compartilhar informações e experiências.

No entanto, também são ansiosos e tem dificuldade em lidar com crises. Por serem imediatistas, buscam crescimento rápido e quando não tem seus anseios cumpridos, se tornam insatisfeitos no trabalho. Logo, por conta dessas características, o grande desafio das empresas é manter esses profissionais motivados!

Como engajar e motivar a geração Y no mercado de trabalho?

É comum observar profissionais desta geração desmotivados em suas profissões por considerarem as empresas inflexíveis, rígidas ou inadequadas para os seus padrões. Por isso, reter os talentos da geração Y no mercado de trabalho é um dos principais desafios para as empresas.

Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para promover o engajamento dos millennials no ambiente de trabalho:

  1. Flexibilização no Trabalho
    A possibilidade de trabalhar em horários flexíveis ou home office são grandes atrativos para os profissionais da geração Y. Para flexibilizar o horário de trabalho e estar adequado a legislação, as empresas podem adotar sistemas de gestão de presença (ponto) flexíveis, por mobile, navegador de internet, etc.
  2. Desenvolvimento do Profissional
    Ações que possibilitem o desenvolvimento desses profissionais promovem um maior engajamento e motivação. Criar ações de onboarding, treinamentos, palestras e coaching, além de capacitá-los para desempenhar melhor as atividades, mantém-nos satisfeitos no ambiente empresarial.
  3. Relação Transparente
    Ter a certeza de que a relação entre a empresa e o empregado é transparente, sem artimanhas, é um ponto positivo. Por exemplo, o colaborador ter acesso ao seu espelho ponto e poder visualizar livremente o saldo de horas gera credibilidade e uma relação de confiança com a empresa. Outro ponto positivo é apresentar as estratégias da empresa para todos, política de remuneração e promoções, planos de cargos e salários também aumentam o engajamento da geração Y no mercado de trabalho.
  4. Feedback
    Receber feedbacks construtivos é algo que estimula esta geração, pois faz com que entendam se estão no caminho certo, estimula o seu aperfeiçoamento e geram maiores resultados para a empresa.
  5. Propósito
    Mais do que dinheiro ou posição, os millennials buscam propósito no trabalho. Desejam atuar em uma companhia com visão e que contribua de alguma forma com a sociedade, meio ambiente, etc.

Como é a performance da geração Y no mercado de trabalho?

Segundo o Future Workplace “Múltiple Generations @ Work” os Millennials irão migrar em médiageração-y-no-mercado-de-trabalho de 15 a 16 empregos ao longo da carreira. Este dado mostra que estes profissionais são inquietos, ansiosos e estão sempre em busca de algo.

Para driblar esses sentimentos, existem alguns pontos que podem ser desenvolvidos para ter esses talentos motivados. Um ponto que as companhias devem ter atenção é o ambiente de trabalho, pois a geração da internet procura empresas com um ambiente agradável e divertido. Ainda buscam um mentor no dia a dia do trabalho, alguém que os oriente e ajude-os a se desenvolver.

A geração Y no mercado de trabalho, prioriza propósito à dinheiro. Busca empresas que atuem com uma missão que vise “fazer o bem” e procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

São profissionais valiosos para as corporações, pois procuram constantemente informações atualizadas e gostam de solucionar os problemas de forma fácil e rápida. Ainda desejam subir rápido de cargo e atender as necessidades da empresa de forma saudável, sem gerar concorrência entre os colaboradores.

Vantagens competitivas da Geração Y no mercado de trabalho

Estes profissionais possuem características que podem contribuir significativamente para as empresas e são pontos que deveriam ser olhados com atenção.

  1. Querem fazer a diferença na empresa
    A geração Y tem sede de se envolver rapidamente com o trabalho, tanto que muitos esperam começar a trabalhar em algo importante já nos primeiros dias de contratação. Eles querem fazer diferente e fazer a diferença nas companhias.
  2. Inovadores
    Lidam muito bem com a mudança e não é incomum reinventarem processos no trabalho. Rejeitam práticas consagradas e trazem um novo olhar para as questões mais tradicionais. São inovadores.
  3. Não se prendem por dinheiro
    Como visam o equilíbrio entre o pessoal e o profissional, costumam estar abertos a negociações e acordos variáveis quanto a remuneração e benefícios. O fato de considerarem que existem coisas mais importantes que dinheiro, fazem da geração Y no mercado de trabalho líderes inspiradores e mais compreensivos.
  4. Bons na Colaboração
    Geralmente não respeitam hierarquias. Veem mais valor no trabalho colaborativo. Esse perfil é fruto da dissolução de fronteiras trazidas pela internet. Nas empresas este perfil contribui significativamente uma vez que os ambientes corporativos funcionam cada vez mais como redes.geração-y-no-mercado-de-trabalho

Por fim, vale destacar que a partir do momento que as empresas abrem espaço para o engajamento com a geração Y, é possível contar com os benefícios de mentes que trabalham por ideias inovadoras e que poderão atuar em prol dos negócios. Portanto, vale a pena dar espaço, valorizar e criar um engajamento interno para o bem desta nova geração e para o sucesso dos negócios.

Gostou das dicas? E você, o que tem feito para reter a geração Y no mercado de trabalho e motivá-la? Compartilhe conosco nos comentários!