7 pontos para melhorar a gestão de recursos humanos em 2017

7 pontos para melhorar a gestão de recursos humanos em 2017Melhorar a gestão de recursos humanos é um dos maiores e mais importantes desafios das empresas. E uma boa gestão de pessoas só se torna possível a partir de uma gestão eficiente das tarefas estratégicas do RH. Um novo ano se aproxima e, com ele, a oportunidade de inovar e otimizar os processos de sua empresa para prepará-la para os novos desafios! Mas como fazer isso? Veja 7 dicas que irão te ajudar a melhorar a gestão de pessoas na sua empresa em 2017.

1. Automatização de processos

A automação já não é mais tendência. É um recurso essencial para melhorar a produtividade e a satisfação dos colaboradores, bem como aumentar a competitividade das empresas.

Dessa forma, para melhorar a gestão de pessoas da sua empresa, investir em soluções que automatizam processos como registro de entrada e saída de funcionários, horário de expediente e cálculo de horas extras é essencial para que sua gestão de RH se torne mais ágil e até mesmo traga benefícios que abranjam não apenas o setor de recursos humanos, mas também gere economia para a empresa em termos de horas extras.

Um exemplo dessa prática pode ser visto na empresa de TI Brayner que, com um sistema modernizado e automatizado, conseguiu melhorar a gestão de pessoas e aumentar a produtividade de seus funcionários, registrando uma economia de até 40% na folha de pagamento.

2. Investimento em serviços de computação em nuvem

Uma necessidade básica na gestão de RH é a centralização e atualização constante dos dados dos funcionários. Hospedando as informações por meio da computação em nuvem (cloud computing) é possível administrar e ter acesso aos dados dos colaboradores de sua empresa de qualquer lugar, em tempo real. Além disso, é uma solução de baixo custo, alto índice de segurança e com atualizações constantes, ao mesmo tempo em que não demanda investimento em infraestrutura tecnológica para a empresa.

No O Boticário, por exemplo, a implementação do sistema PontoWEB, que possui hospedagem na nuvem, ajudou a melhorar a gestão de pessoas e a reduzir o custo da empresa com horas extras e o tempo de execução de atividades relacionadas com o processo em até 50%.

3. Desenvolvimento de ações para a retenção de talentos

Conforme pesquisa realizada pela Dale Carnegie Training, 50% dos participantes estão procurando um novo emprego ou iniciarão a busca no próximo ano. A perda de talentos pode impactar na gestão de pessoas da empresa, podendo, inclusive, comprometer os resultados. Para se ter uma ideia, estima-se que apenas os gastos gerados com demissões podem chegar a R$ 900 bilhões de reais por ano, segundo dados apresentados em matéria do programa Fantástico. Empresas com alto índice de turnover acabam perdendo tempo ao realizar contínuos processos seletivos e treinamentos, pois, quando o funcionário se desliga da empresa, o setor de RH recomeça o ciclo de contratação e treinamento, o que afeta diretamente na produtividade.

Por isso, é importante investir em ações de retenção de talentos, como programas internos de reconhecimento, desenvolvimento de planos de carreira e transparência de informações – sobretudo com a Geração Y que, quando não motivada, possui grande facilidade para deixar o emprego e partir para outra oportunidade.

4. Estabelecimento de uma comunicação interna funcional

Assim como o trabalho de gestão de recursos humanos é melhorado pelo fácil acesso às informações, é necessário que o colaborador também tenha acesso a informações empresa de maneira oficial, evitando a propagação de informações falsas e incorretas. Se a empresa não desenvolver diálogo, ele ocorrerá mesmo sem a participação dela.

Quando inseguros, os funcionários preenchem lacunas com informações que nem sempre condizem com a realidade e, se espalhadas, poderão comprometer a motivação dos demais colaboradores e o engajamento. Não deixe isso acontecer, traga o diálogo para dentro da empresa, desenvolva canais de comunicação interna, como uma intranet, e mantenha-os atualizados.

5. Flexibilidade no ambiente de trabalho

Os colaboradores buscam e valorizam cada vez mais a flexibilidade no trabalho. A tecnologia facilita essa questão, pois torna possível a gestão de funcionários que trabalham em home office ou com horário diferenciado.

Nesse sentido, um ponto eletrônico que possibilita o registro até de quem trabalha remotamente, além do registro de presença via mobile e o online (via computador) – com base na portaria 373 do MTE – é um grande aliado no trabalho do RH.

Na EPC Construções, por exemplo, a implementação do Relógio Eletrônico de Ponto (REP) e do Relógio Eletrônico de Ponto sem impressora trouxe mais agilidade e transparência das informações, tanto para a gestão de recursos humanos, quanto para os funcionários.

6. Aplicação de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais benéficas para melhorar a gestão de pessoas. Ela aproxima gestores e equipes, ajuda a alinhar expectativas, a ajustar processos e a melhorar a qualidade das entregas e a satisfação dos funcionários.

Empresas como a GE já estão fazendo o que se chama de avaliação de desempenho 3.0, isto é, avaliações adaptadas à nova realidade organizacional. Elas são focadas em aprimorar os pontos fortes dos colaboradores e utilizam o desenvolvimento de tecnologias próprias para aperfeiçoar esse processo e para trazer melhores resultados para todas as partes envolvidas.

7. Promoção de clima organizacional saudável

Proporcionar um ambiente físico adequado é fundamental para criar um clima organizacional saudável. O clima é a percepção que o grupo de funcionários tem sobre a empresa e ambientes seguros e agradáveis são peças-chave para o desenvolvimento de uma imagem interna positiva, o que gera impacto direto na motivação e produtividade do funcionário. Por isso, avaliar questões como acessibilidade e ergonomia para os ambientes organizacionais se torna uma ação estratégica.

Melhorar a gestão de pessoas é um desafio diário, que exige dedicação e busca de soluções eficientes para garantir um cenário positivo tanto para a organização quanto para o funcionário. Em 2017, implemente novos sistemas que resolvam antigos conflitos e problemas e administre as tarefas de RH de maneira mais eficiente.

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