Metas SMART: conceitos e como utilizar?

ahgoraMuitas pessoas passam a vida mudando de trabalho ou se esforçando para desempenhar as atividades da melhor forma possível, mas, às vezes, são pouco produtivas no dia a dia.

Como alternativa para reverter o quadro, tem-se a definição de metas SMART, que significam que o colaborador poderá esclarecer as ideias, concentrar os esforços, usar o tempo e recursos de forma produtiva e aumentar as chances de alcançar os resultados esperados pela empresa.

Você já se deparou com metas que não foram alcançadas no seu planejamento de RH? A metodologia SMART ajuda você a construir as metas de forma inteligente e traçar ações para alcançá-las. Neste post você aprenderá a determinar metas de forma simples e eficiente, facilitando o seu processo de gestão de resultados e de pessoas.

Lembre-se: O que não pode ser medido, não pode ser melhorado!

 

 

O que é meta SMART?

A sigla SMART é um acrônimo que você pode usar para orientar de forma simples e eficiente a definição de metas no seu trabalho e organizar as suas metas pessoais, aumentando as chances de sucesso no âmbito profissional e pessoal.
O primeiro uso conhecido do termo apareceu na edição de novembro de 1981 da revista Management Review, de George T. Doran. Para garantir que os objetivos sejam claros e acessíveis, eles devem ser: eSpecíficos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Atingíveis (Attainable), Relevantes (Relevant) e Temporais (Time-bound). Veja abaixo exemplos de metas que são e não são traçadas com base no conceito SMART:

Manter a página da web do nosso departamento atualizada.

 

Outros Exemplo de metas SMART e não SMART:
Uma empresa que produz sucos de laranja quer aumentar o market-share:
SMART: expandir a atuação em 30% no mercado de suco de laranja na região sul até novembro de 2017.
NÃO SMART: aumentar as vendas de suco de laranja na região sul do país.

 

Uma empresa que produz relógios quer ampliar o volume de vendas em 2017.
SMART: Crescer em 30% o volume de vendas no Brasil até dezembro de 2017.
NÃO SMART: Crescer o volume de vendas de relógios no Brasil.

 

Checklist para metas SMART

Quer preparar as suas metas SMART? Preparamos um checklist fácil e objetivo para ajudar você a compreender a metologia e elaborar as metas da sua equipe de RH corretamente.

 

eSpecífica (Specific)
A meta deve ser clara e específica, caso contrário o colaborador terá dificuldade de concentrar os esforços ou poderá se sentir desmotivado para alcançá-la. É importante destacar que as metas precisam ser específicas, objetivas, concisas e fáceis de entender. Evite se basear em metas generalistas, pois elas podem gerar interpretações equivocadas.

Para verificar se uma meta atende ao conceito de especificidade, a equipe deve compreender exatamente o que significa e o que se espera com ela, quais os motivos que a tornam importante, quais os profissionais envolvidos e quando irá acontecer.

A meta deve responder a questionamentos como os que seguem:

  • O que eu quero realizar?
  • Por que esse objetivo é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Onde está localizado?
  • Quais recursos ou limites envolvidos?

 

Mensurável (Measurable)
Também é importante que as metas sejam mensuráveis para que o colaborador acompanhe o progresso do seu trabalho e se sinta motivado. Neste sentido, os objetivos traçados pela área de RH ou pela empresa devem ser passíveis de análise com base em critérios concretos para medir os resultados e acompanhar o progresso. Quando não é possível mensurá-los, é impossível saber se há um avanço no sentido de atingir a meta.

Medir é essencial para confirmar se as ações estão na direção, se será possível atingir os prazos e comemorar a conquista caso o objetivo final seja atingido. Tudo o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado!

Para garantir que a meta seja mensurável, deve-se responder a questões como:

  • O que pode ser quantificado?
  • Como vou saber quando foi alcançado?
  • Quais são as características mensuráveis?

 

Atingível (Attainable)
De que adianta uma meta se não é possível atingi-la? Os objetivos traçados devem ser realistas e alcançáveis. Isso faz com que as metas SMART do seu RH ou da sua empresa sejam desenvolvidas em consonância com base no desempenho padrão, sejam coerentes e praticáveis.

Criar metas atingíveis é importante para evitar o desânimo e a frustração. Claro que a meta deve ser desafiante, mas não pode ser impossível de ser atendida.

Para garantir que o objetivo seja atingível precisa ser fácil responder questões como:

  • Como posso alcançar esse objetivo?
  • Quão realista é o objetivo, baseado em outras restrições, como fatores financeiros?
  • Com base no histórico essa meta é atingível?
  • Ao conversar com a minha equipe/pessoa responsável percebemos que a meta é factível?

 

Relevante (Relevant)
A meta também precisa ser relevante! Objetivos interessantes para o gestor, para a equipe, para a corporação, recebem a atenção necessária para serem atingidas. Além disso, ao identificar as metas mais relevantes é possível planejar ações assertivas para cumpri-las e direcionar a equipe, o departamento e a organização na direção correta.

Para definir se as metas são relevantes, questione-se:

  • Esta meta realmente é relevante?
  • É o momento certo de focar neste objetivo?
  • Isto corresponde aos nossos outros esforços/necessidades?
  • É aplicável no atual ambiente socioeconômico?
  • A meta está alinhada aos princípios da empresa?

 

Temporal (Time-bound)
Cada meta precisa ser estabelecida com limite temporal definido, isso para que o colaborador tenha um prazo para se concentrar e trabalhe focado. Afinal, se uma meta não tem prazo, ela não será batida! Para garantir que os objetivos sejam cumpridos, é importante associar uma meta a um prazo para o seu cumprimento.

Ao seguir os passos da metodologia SMART, você vai perceber que já na etapa “Mensurável” você deve ter definido um tempo para a realização da meta. De qualquer forma, revise os prazos com a equipe ou responsável pelo cumprimento do objetivo e verifique se o tempo destinado condiz com a realidade.

Para definir se as metas são temporais, questione:

  • O que posso fazer hoje?
  • Qual é a data de início da busca pela meta?
  • Qual é a data final para que a meta seja alcançada?

Quando as equipes e profissionais não possuem metas claras e bem definidas, dificilmente se atingirá os resultados. Um gerente de RH eficaz estabelece metas, se possível, com a participação da equipe e comunica elas de forma clara e objetiva, estimulando a participação de todos para o cumprimento dos objetivos. A metodologia SMART irá ajudar você a se tornar um gestor mais eficiente e a entregar os resultados melhores.

 

Um software de RH pode me ajudar a atingir as metas?

Depois de traçar as suas metas, você já pensou de que forma você irá medi-las? As ferramentas de gestão de presença e pessoas podem auxiliar significativamente neste processo, uma vez que centralizam as informações e permitem emitir relatórios facilmente. Ao automatizar os processos, você e a sua equipe ganham mais tempo para focar nas ações e atividades estratégicas, visando melhores resultados.

Também auxiliam a ter controle visual, acompanhar todos os dias as metas e avaliar se as ações estão no caminho certo para atingir os objetivos. Com um sistema de gestão de presença e pessoas você dá adeus às planilhas, aumenta a produtividade e organiza os processos!

E você, já definiu as metas da sua área e equipe? Utiliza ou pensa em utilizar a metodologia SMART? Conte pra gente nos comentários.

 

Quer descobrir como um sistema de RH pode ajudar você e sua equipe a aumentar a produtividade e atingir resultados?
quero saber agora