O que a Netflix, o Dropbox e um sistema de ponto eletrônico têm em comum?

O que a Netflix, o Dropbox e um sistema de ponto eletrônico têm em comum?Já pensou em acessar seu sistema de ponto eletrônico da mesma forma que faz com a Netflix ou Dropbox? Ter acesso a essa ferramenta de qualquer lugar e em qualquer plataforma? Agora já é possível.

Assim como tantas outras Startups como a Netflix, a DropBox e o Spotify, que realizam as operações online com base na tecnologia Cloud Computing (computação nas nuvens), algumas empresas estão agregando valor aos sistemas de tratamento de ponto via acesso em nuvem. Este modelo é chamado de Software como serviço (do inglês Software as a Service, ou SaaS) e se destaca por vantagens como a hospedagem do aplicativo em um servidor, o que permite o acesso remoto (de qualquer lugar e a qualquer momento) ao sistema, segurança e backup das informações, suporte remoto, não precisa instalar e não há necessidade de investir em tecnologia para utilizar o software.

Uma tendência mundial

Cada vez mais as empresas investem em ferramentas modernas e identificam valor nos serviços oferecidos em computação em nuvem. Um levantamento realizado pela Forrester, empresa norte-americana que pesquisa tendências no mercado de tecnologia, aponta que em 2020 a computação em nuvem representará um mercado de US$ 191 bilhões.

Existem vários serviços disponibilizados totalmente a partir da web, onde o usuário acessa os sistemas via browser, como a Netflix, MOG, Google Apps, Box.net, Dropbox e a iCloud da Apple. Essas empresas encorpam o mercado de computação em nuvem e mostram que esta tendência veio para ficar!

Isso ocorre porque o serviço de computação em nuvem permite que qualquer empresa construa e opere o software sem a necessidade de criar seu próprio hardware. Em outras palavras, bilhões de arquivos são criados e armazenados em servidores localizados em diferentes locais do mundo, permitindo com que o usuário, em vez de utilizar um único computador, possa acessar a ferramenta de qualquer lugar e a qualquer momento.

Principais vantagens do SaaS

A responsabilidade é do fornecedor

Fornecedores de softwares no modelo SaaS são os responsáveis pela gestão e manutenção de todos os componentes do aplicativo, tanto software como hardware. Problemas de rede, tais como a redundância e recuperação de dados, bem como backup, também são planejados e geridos pelos fornecedores, que atualizam o software em intervalos regulares. Como contrapartida, o comprador se responsabiliza pelo fornecimento de uma conexão com boa velocidade com a internet.

Economia

Uma vez que fornecedores de SaaS cobram um preço fixo do usuário a cada mês, as empresas não têm de pagar uma taxa extra pelos módulos não utilizados, atualizações e suporte, assim como conseguem prever os gastos mensais com o serviço, sem surpresas. Também não gera custos de manutenção e administração do software. Já os custos de implementação e customização de ferramentas no modelos SaaS são mais baixos do que de um software tradicional.

Atualização regular

Fornecedores de SaaS atualizam regularmente o software sem custo adicional para o usuário. Pelo fato do sistema ser oferecido via internet, o usuário não necessita de qualquer esforço para instalar e/ou atualizar a ferramenta.

Fácil acesso

Uma grande vantagem do SaaS é que ele pode ser rapidamente acessado de qualquer lugar com um navegador web (Google Chrome, Mozilla Firefox‎, Internet Explorer etc.). Isso dá aos usuários uma grande flexibilidade, mesmo quando estão em casa ou em outro país. O acesso é possível em tempo real por meio de computadores, laptops, tablets e smartphones.

Por que investir em um sistema de ponto em modelo SaaS?

Um sistema de ponto em modelo SaaS traz inúmeras vantagens para a sua empresa. Entre elas podemos citar:

    • Facilidade de acesso às informações em tempo real por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo o acesso de qualquer lugar;
    • Interação transparente entre os empregados e a empresa;
    • Otimização de tempo e aumento da produtividade do RH;
    • Segurança das informações, uma vez que os dados da empresa ficam armazenadas em servidores seguros com backups diários, o que evita a perda de informações se houver algum problema no servidor local da empresa;
    • Armazenamento dos arquivos referentes às batidas de ponto por mais de 5 anos. Com isso, as informações podem ser acessadas sempre que necessário. Em caso de notificações jurídicas, por exemplo, isso garante o acesso da empresa às informações, o que pode evitar processos trabalhistas;
    • Precisão mensal dos gastos com a utilização da ferramenta, bem como o aumento da produtividade da equipe de RH por meio da automatização de processos manuais.

 

Sistema de Registro de Ponto via SaaS

Controle de dados em tempo real

O sistema de Registro de Ponto Ahgora PontoWEB permite o acesso às informações em tempo real e comunicação multiplataforma, ou seja, os equipamentos de registro de ponto, como os relógios-ponto, se comunicam em tempo real com o sistema. Além disso, o software possibilita às empresas, que possuem profissionais trabalhando em home office, realizar o registro de ponto de forma remota. A Portaria 373 do MTE dispõe sobre a possibilidade de utilizar sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho, como o registro de ponto via smartphones, tablets ou computador.

O Ahgora PontoWEB se comunica em tempo real com estes dispositivos, o que permite o fácil acesso às informações de batida de cada um dos colaboradores, estejam eles atuam dentro ou fora da empresa. Por exemplo, o gestor do colaborador e o RH conseguem acessar os dados poucos segundos após os funcionários efetuarem o registro da batida no celular.

Gestão Eficiente dos Colaboradores

O sistema também permite um melhor gerenciamento dos colaboradores. Por exemplo, uma empresa de construção civil que compra todos os dias marmitas para os trabalhadores não consegue controlar o número de funcionários-dia em um sistema tradicional devido a lentidão na obtenção dos dados.

Com um sistema em SaaS, que se comunica com outras plataformas, como um Relógio Ponto, a área de RH tem acesso em tempo real às informações de batida. Dessa forma, pode gerenciar adequadamente a compra de marmitas, assim como controlar as horas extras e extrair facilmente relatórios de absenteísmo (faltas, atrasos e afastamentos) diários, quinzenais, mensais.

A sua empresa ainda não desfruta das vantagens do sistema de ponto de SaaS? Conheça o Ahgora PontoWEB, solicite uma consultoria e veja como automatizar as rotinas de RH da sua empresa!

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