Planejamento de RH: quais ações você deve planejar para 2017

Planejamento de RHO final do ano está chegando e muitas empresas estão planejando as ações e o orçamento para 2017. E na hora de colocar essas estratégias no papel, existe o desafio de identificar quais os pontos que devem ser observados. No departamento de Recursos Humanos, não é diferente. Existe a necessidade de planejar as principais ações e o orçamento para o próximo ano e alinhar as expectativas com a gestão da empresa.

Com o objetivo de ajudar você a começar 2017 com o pé direito, preparamos este post com algumas dicas e alguns dos principais pontos que devem ser considerados e avaliados no planejamento de RH.

 

Conheça os objetivos da corporação para 2017

 

É importante conhecer as metas da empresa para desenvolver os diagnósticos e propostas de atuação da área, analisar as questões referentes ao cenário externo – como crise financeira, questões políticas, leis ambientais, cobrança por sustentabilidade e como essas questões impactam no posicionamento da empresa.

É essencial conhecer também as metas de produtividade, expectativa de crescimento e contratação de novos talentos, perspectivas de mudanças, metas de crescimento. Bem como analisar questões internas como taxa de turnover, conflitos interpessoais e competições internas.

Além disso, converse com os gestores, entenda as principais demandas de cada um. Analise quais são as necessidades que cabe ao RH ajudar, como questões relacionadas a capacitação, perfil de profissionais, entre outros. Lembre-se de, ao preparar o plano de ação, envolver os demais gestores da empresa, pois essa é uma forma de agregar interesses e buscar soluções de forma alinhada com o objetivo geral da corporação.

Apesar da execução ser de responsabilidade do RH, é importante que os demais gestores estejam alinhados e reconheçam a importância do seu papel no resultado final das ações.

Além disso, faça uma avaliação do ano que está encerrando com base no que a sua equipe de RH conseguiu fazer antes de 2016 encerrar. Analise os indicadores e metas, identifique o que foi possível colocar em prática e o que não foi adiante. Com base nessas informações, você pode preparar as ações de 2017 com o objetivo de se preparar a fim de evitar que os mesmo problemas de 2016 ocorram no novo ano.

 

Dê atenção a descrição dos cargos

 

O mundo corporativo está mudando muito rápido, o que leva também a transformações na descrição dos cargos e criações de novas funções. Estar atento a estas transformações e adequar a descrição dos cargos da corporação é importante para promover a valorização do quadro de colaboradores e de evitar problemas trabalhistas.

Além disso, analisar questões referentes ao plano de cargos e salários da empresa é outro ponto importante e que deve ser revisto no planejamento para o próximo ano. Também é importante traçar o perfil comportamental dos colaboradores e avaliar se há necessidade de intervenções, como treinamentos ou mudanças de cargos em função do perfil comportamental.

 

Treinamentos

 

Uma das atividades que cabe ao RH organizar junto com os gestores de cada área são os treinamentos e capacitação dos colaboradores. É importante que se avalie quais os setores e os profissionais que necessitam de uma atualização. Uma forma de gerar economia para a organização e valorizar os talentos internos, é promover capacitações rápidas onde os profissionais mais experientes podem ensinar os mais novos. Porém, essa iniciativa deve ser alinhada com os gestores de cada uma das áreas.

Caso seja necessário contratar profissionais externos para realizar o treinamento é um custo que deve ser previsto já no planejamento para o próximo ano, pois impacta diretamente no que diz respeito a tempo de organização,  orçamento e execução dos treinamentos. Planeje as capacitações mais importantes para o ano e tente identificar os principais custos. Lembre de incluir no planejamento o treinamento de novos colaboradores.

 

Tecnologia e Automatização de Processos

 

Um dos principais pontos de gargalos dos RHs de hoje é o baixo investimento na automatização de processos operacionais. A execução de atividades como cálculo de horas, lançamento de folha, análise turnover e absenteísmo de forma manual demanda muito tempo dos profissionais e gestores da área e podem levar a uma série de erros.

Analise quais os principais processos que demandam tempo da sua equipe e que podem ser facilmente automatizados. Com base nesta avaliação, busque ferramentas que possam auxiliar a automatizar esses processos, que permitam a comunicação em tempo real entre dispositivos e possam emitir facilmente relatórios para análise. Uma dica interessante é analisar detalhadamente o processo de cálculo de horas dos colaboradores, pois pode ajudar você a melhorar os seus processos, aumentar a produtividade da equipe, economizar com horas extras, aumentar a segurança jurídica e a transparência com os funcionários.

O investimento em ferramentas certamente irá ajudar você e a sua equipe a emitir relatórios de forma rápida e eficaz, o que permite realizar análise eficiente dos dados, medir o Retorno sobre o Investimento (ROI) e adaptar as estratégias para atender as demandas.

 

Benefícios

 

Existem diferentes benefícios que as empresas oferecem, como alimentação, refeição, vale gasolina, convênio, viagem, cultura, premiação, presente, entre outros. De acordo com o planejamento estratégico da empresa, avalie os benefícios que serão mantidos e as novas demandas para que você e inclua esses benefícios no planejamento do RH para 2017.

 

Depois de analisar todas essas variáveis, é hora de partir para a ação! Comece a colocar no papel tudo o que é necessário preparar e executar em 2017, descreva os objetivos, determine os responsáveis da sua equipe para a realização das atividades, detalhe os itens de cada projeto, mapeie os gastos.

O que não pode faltar no seu planejamento? Lembre de dedicar ações para o recrutamento e seleção de novos talentos, analisar benefícios oferecidos, avaliar estratégias de liderança, treinamentos e desenvolvimento de pessoas, reveja a estruturas de cargos e salários.

Para te ajudar a preparar o seu plano de ação, a planilha de planejamento do RH para 2017 é uma excelente ferramenta para mapear e detalhar a execução de cada uma das atividades. Baixe a planilha gratuitamente aqui (fonte: Solides e Conta Azul).

Esperamos que este post te ajude com os insights para o seu planejamento do RH para 2017.

 

Saiba mais:

acessar-infografico-controle-de-ponto

acessar-ahgora-ponto-web